Do período de 1984 para o lançamento de Evangelion, o mais e tão esperado anime tem um estilo meio distanciado para um estilo popular de anime. Por exemplo, Hayao Miyazaki's My Neighbor Totoro (1988), e Kiki's Delivery Service (1989) foram ambos obras de baixo rendimento, enquanto Akira(1988) foi influenciado por revistas de desenho americanas. O diretor Mamoru Oshii tem dito que, em outras palavras de Hiroki Azuma, ninguém procura assistir um anime que todo mundo gosta. Evangelion, entretanto, mostra o reverso disto. É totalmente em volta do estilo mecha de anime, e em particular m
ostra uma larga influência de Yoshiyuki Tomino's Space Runaway Ideon; particularmente, as cenas de The End of Evangelion que são claras homenagens para o último filme da série de Ideon.
Para Evangelion, foram feitos 26 episódios produzidos pelo estúdio Gainax sob direção de Hideaki Anno. A série é composta por 26 episódios de televisão, exibidos originalmente entre 4 de Outubro de 1995 e 27 de Março de 1996.
Em 2003, o anime ganhou uma nova versão chamado "Evangelion Renewal". Esse remake trazia algumas melhorias na animação, cenas novas (director's cut) e um enxugamento na trilha sonora.
No Brasil, a versão original (1996) foi exibida pelos canais Locomotion e NGT (nesta última, de forma não-oficial), com áudio dublado pelo estúdioMastersound, e teve sua versão "renewal" (2003) exibida pelo canal Animax (com cortes e sem os episódios 25' e 26'), com nova dublagem feita pelo estúdio Álamo. Com exceção da NGT, canal UHF de fraca distribuição, os canais são de TV por assinatura. Ao contrário de outros países daAmérica do Sul, que exibiram o anime em TV Aberta (como o canal Chilevisión, do Chile)
tá massa,mas o escritor do mangá de evangelion é yoshiyuki sadamoto,vlw aé breno
ResponderExcluir